Módulo C

Comportamento Térmico, Eficiência E Reabilitação Energética De Edifícios Habitacionais

Em Portugal os edifícios representam cerca de aproximadamente 1/3 do consumo de energia, a qual, no seu processo de conversão e utilização contribui para as emissões de gases de efeito estufa e consequente aquecimento global do planeta. Para além disso, as energias utilizadas nos edifícios tendem a esgotar-se, e Portugal, tal como os restantes países da União Europeia são fortemente dependentes de energia em relação ao estrangeiro.

A diretiva europeia relativa ao desempenho energético dos edifícios preconiza um conjunto de medidas para minimizar esses problemas, promovendo a diminuição do consumo de energia nos edifícios e o recurso às energias endógenas. Para além da continuidade da obrigatoriedade da certificação energética, as exigências relativas à eficiência energética tenderão a aumentar, destacando-se a futura imposição de edifícios novos com necessidades quase nulas de energia para 2020 (NZEB – “Nearly Zero Emissions Building”).

Para além disso o maior potencial de poupança energética assenta no setor da reabilitação, tornando-se necessário conhecer as soluções/pacotes de soluções mais eficazes de reabilitação energética.

Pretende-se com este módulo efetuar uma abordagem à legislação nacional e principais estratégias europeias relativas à eficiência energética dos edifícios e resolver um caso prático relativo um projeto de reabilitação, de modo a otimizar várias soluções/pacotes de soluções sob o ponto de vista técnico, económico e ambiental.

C.1 - O consumo energético dos edifícios e principais estratégias europeias e nacionais

O consumo energético dos edifícios. A diretiva europeia relativa ao desempenho energético dos edifícios e o enquadramento legislativo nacional

Orador: Sílvia Fernandes

C.2 - Análise e interpretação dos certificados energéticos e medidas de melhoria

Funcionamento do sistema de certificação energética. Análise e interpretação dos certificados energéticos e medidas de melhoria.

Orador: Sílvia Fernandes

C.3 - Metodologias de cálculo do comportamento térmico dos Edifícios: resolução de um caso prático

Requisitos mínimos de qualidade térmica: em zonas correntes e não correntes da envolvente; Perdas térmicas lineares; Ventilação natural e artificial; Inércia térmica; Cálculo das necessidades energéticas de aquecimento, arrefecimento e de água quente; Cálculo das necessidades energéticas primárias; Determinação das classes energéticas; Análise de várias soluções construtivas e implicações no projeto e em obra; Pormenorização das soluções; Organização do processo para licenciamento.

Resolução de um caso prático com utilização de folhas de cálculo manuais e um programa automático. Comparação do desempenho energético e estudo de medidas de melhoria de várias soluções com vista à otimização de soluções sob o ponto de vista técnico, económico e ambiental;

Orador:

C.4 - Visitas de estudo: apresentação de algumas soluções de sistemas de utilização de energia renovável

Acompanhantes:

O módulo C terá uma duração total de 8H presenciais, 8 H on-line e 8H de visita de estudo.